UOL

Boo-Box

uol.

domingo, 10 de abril de 2011

a rosa

As suas folhas são simples, apresentando-se partidas em 5 ou 7 lóbulos de bordos denteados. Em geral, as flores apresentam-se solitárias, estando presentes 5 pétalas, muitos estames e um ovário inferior. Os frutos desta flor nem sempre são comestíveis e são pequenos, normalmente de cor vermelha.
Na actualidade, a rosa é uma flor que está, depois de cultivada, disponível numa grande variedade imensa de formas, tanto relativamente ao aspecto vegetativo como ao aspecto floral. Algumas das características mais importantes e patentes, em maior parte, ou em quase todas, as flores, ao longo dos anos, têm sido seleccionadas pelo Homem, através de cruzamentos, tendo em vista a obtenção destas, como, por exemplo, uma grande multiplicidade de pétalas, um forte e agradável aroma e uma cor bastante atraente. Este processo designa-se por selecção artificial e aumenta a variabilidade genética, o que conduz a que uma determinada população de plantas resista melhor a, por exemplo, uma mudança de condições ambientais, preservando uma coisa bastante importante, a sua existência, ou seja, esta selecção artificial combate, de certeza forma, a extinção de uma determinada espécie de plantas.
Uma rosa não é uma simples plantas, podendo-se-lhe atribuir uma carácter simbólico de secretismo e, de certa forma, um símbolo pagão, associado bastantes vezes a segredos escondidos na própria igreja durante a altura da Idade Média. A cor de cada rosa pode ter, também, um significado diferente.
Rosa Azul
Rosa Azul
Por exemplo, uma rosa amarela pode simbolizar o amor por alguém que está a morrer, ou até mesmo um amor platónico. Por sua vez, a rosa branca simboliza a reverência, o segredo, a inocência, a pureza e a paz, enquanto a rosa, que tem uma cor que se pode associar ao próprio champanhe, simboliza a admiração e simpatia. Já as rosas coloridas em tons claros simbolizam, ou representam, a amizade e a solidariedade. Já as rosas cor-de-rosa representam a gratidão, o agradecimento e o feminino, aparecendo muitas vezes representando o útero da mulher em algumas culturas. As rosas vermelhas, como todos já sabem, representam a paixão, o amor, o respeito e a adoração. A cor amarela quando presente nas rosas vermelhas dá-nos a indicação da felicidade, sendo, por sua vez, o branco representativo da harmonia e unidade.
Então, ficamos a saber alguns dos significados das cores das rosas e podemos ter uma nova visão ao encarar uma simples flor que tanta importância tem no comportamento humano, não por despertar estes sentimentos, como é óbvio, mas por levar tão avante a crença humana desde os tempos da Antiguidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário