UOL

Boo-Box

uol.

terça-feira, 12 de abril de 2011

FLORES PARA CADA ESTAÇÃO

Flores são sempre uma forma de trazer um pouco de beleza para nossas vidas. Vivendo em cidades cada vez mais cinzas e mais repletas de concreto, aço e vidro; um pouco de cor, alegria e perfume podem fazer toda a diferença para se levar uma vida menos estressante e sem graça.
Mas é preciso conhecer as melhores épocas de plantio e garantir, assim, que as plantas dêem flores durante mais tempo e de forma correta. Também é necessário ter os devidos conhecimentos para assegurar que você terá um jardim florido ao longo de todo ano e com inúmeras espécies de plantas diferentes, você conseguirá garantir isso.
jardim
Veja quais flores se destacam em cada estação do ano e escolha as que mais se adequam ao seu desejo e ao jardim que você quer criar:
No verão, as flores mais indicadas são as rosas, a flor-de-lis, a gérbera, o amarílis, as bromélias, o bico-de-papagaio e outras menos conhecidas.
No outono, você também pode plantar gérberas; assim como a Hortência, a flor-de-maio, aazaléia, o rabo-de-gato e a margaridinha.
No inverno, você pode escolher o lupino, o lírio-da-pazorquídeas, a flor-de-sino, as begônias, aprímula, e a azulzinha.
Na primavera, a estação das flores, a beleza brota de toda parte e é a época ideal para plantar agérbera, a violeta, o narciso, a petúnia, as bromélias também podem ser escolhidas, os lírios, olisianthus, boca-de-leão e o crisântemo.
cultivo de flores, basicamente, deve considerar um mesmo conjunto de regras simples: Boa frequência de regas, mas sem exagerar; solos ricos em matéria orgânica e sempre mantidos bem adubados; garantir uma boa drenagem nos vasos e canteiros, formando uma camada de pedras com diferentes tamanhos ou bolinhas de argila expandida no fundo de cada canteiro, jardineira ou vaso; sol e iluminação artificial na medida certa e de forma adequada a cada espécie que você escolher. Nesse aspecto é importante não misturar flores que necessitam de grande exposição ao sol com flores que não o toleram (e vice versa). Se você não agir assim; favorecerá o desenvolvimento de uma em detrimento da outra e terá um jardim cheio de clarões e de plantas mortas. O que, venhamos e convenhamos, estragaria completamente os seus planos.
Um outro cuidado a ser levado em consideração é a questão das pragas. Formigas podem ser afastadas dos canteiros com o plantio de pimenteiras em volta deles, como uma barreira natural. Da mesma forma, uma porção de pimentas amassadas e esfregadas no lado externo dos vasos. Isso impedirá que elas entrem nos vasos e arruínem as suas flores. Cochonilhas e outros insetos sugadores podem ser afastados com a aplicação de uma calda feita com fumo de rolo e um litro de álcool. Deixe o fumo macerando no álcool por uma semana e depois dilua em vinte litros de água. Use pulverizando nas folhas e caules. Além disso, ter insetos úteis como as joaninhas é uma dádiva em seu jardim. Se elas aparecerem, fique feliz e deixe-as agir contra as pragas que tentarem aparecer na “sua área”.
Plante as flores que preferir e seja feliz em sua nova casa florida e perfumada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário