UOL

Boo-Box

uol.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

A REPRODUÇÃO NAS PLANTAS

As plantas, tal como todos os outros seres vivos, reproduzem-se, assegurando assim a continuidade das suas espécies. Nas plantas com flor, esta constitui a sua parte mais espectacular, sendo aí que se encontram os órgãos de reprodução. Nestas plantas, a fecundação origina sementes que podem ou não estar encerradas num fruto. As sementes são dispersas pelo vento, água ou seres vivos e, se encontrarem condições favoráveis, germinam e originam uma nova planta. As plantas sem flor não produzem sementes e têm um processo reprodutor diferente do das plantas com flor. Em determinada época do ano produzem células especializadas na reprodução - os esporos. Como as plantas não se deslocam, desenvolveram formas de reprodução particulares que asseguram que as suas células masculinas e femininas se encontrem para que a fecundação possa ocorrer.

A CIÊNCIA, AS NOVAS TECNOLOGIAS E A REPRODUÇÃO DAS PLANTAS

Desde as técnicas tradicionais, como a enxertia, até às técnicas modernas, como a produção in vitro, há muito tempo que o Homem tenta melhorar a qualidade das plantas e aumentar a sua quantidade, baseado no conhecimento dos seus processos de reprodução. Isto sucede principalmente com as espécies que utiliza como alimento - como as árvores de fruto, os legumes e os cereais -, mas também com as flores ou com as árvores produtoras de madeira. Na enxertia, a nova planta que se irá desenvolver apresenta as características que se pretendem preservar quer do enxerto quer do porta-enxerto, planta na qual se enxerta outra.
A produção in vitro é uma técnica experimental que se utiliza para se obterem fora do seu meio (como por exemplo em tubos de ensaio), em pouco tempo, grande quantidade de plantas com as características pretendidas.

OS ÓRGÃOS DE REPRODUÇÃO DE UMA PLANTA COM FLOR

Os órgãos reprodutores de uma planta com flor são os estames, órgãos masculinos, e os carpelos, órgãos femininos.
Cada estame é constituído pelo filete e pela antera. É nas anteras que se formam os grãos de pólen que intervêm na reprodução.
Cada carpelo é constituído por estigma, estilete e ovário. É no ovário que se formam os óvulos que intervêm na reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário