UOL

Boo-Box

uol.

sábado, 7 de maio de 2011

ORQUIDEAS

Como jóias raras lapidadas pela natureza, as orquídeas foram por muitos anos privilégio dos mais abastados. A negociação por exemplares podia alcançar grandes somas. Colecionadores mais antigos contam que, décadas atrás, havia quem desse um carro em troca de alguma matriz exclusiva.
Talvez pelo fato de ocupar lugar de destaque no estilo de vida inglês - povo que tem a jardinagem e o cultivo em estufas entre seus hobbies prediletos -, foi na Inglaterra que o interesse por essa planta tropical ganhou impulso. Do Reino Unido, o cultivo de orquídeas se disseminou pelo mundo. Por aqui, lugar com temperatura adequada para o desenvolvimento da flor, quem tinha condições contratava profissionais com bom faro para descobrir novas e belas espécies.
Ambientes úmidos são os mais apropriados para manter a planta
Em anos mais recentes, as orquídeas se popularizaram. Pesquisas sobre o manejo de espécies e sobre hibridação baratearam e ampliaram as possibilidades de plantio, abrindo também espaço para atender a uma procura crescente pelos exemplares.
Com o desenvolvimento de híbridos e de técnicas de propagação por sementes a partir dos anos 80, as orquídeas começaram a freqüentar floriculturas e lojas especializadas com preços mais acessíveis. Hoje, são cerca de 35 mil espécies catalogadas, além de aproximadamente 65 mil variedades resultantes de diferentes cruzamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário